sexta-feira, 15 de abril de 2011

Travessia da Transpantaneira

A média de uma ponte a cada 0,8 km faz da Transpantaneira a estrada com mais pontes no mundo
Iniciada a contagem regressiva para as férias de 2011 -- faltam 64 dias --, o destino já foi decidido: Pantanal. A missão será atravessar a rodovia Transpantaneira (MT-060), estrada de terra com 150 km de extensão, que liga o município de Poconé a Porto Jofre, no estado do Mato Grosso. E o meio de transporte escolhido, é claro, será a bicicleta.
Trata-se da realização de um projeto antigo, daqueles sonhos de criança, deixado de lado, mas jamais esquecido. O resgate da bike na minha rotina trouxe a ideia de volta. Com "um pouco" de conversa consegui convencer minha esposa, Andreza, recém-iniciada no mundo do pedal, a realizar junto comigo essa aventura.
O argumento econômico, é claro, também foi lançado. Com a poupança zerada por conta do casamento -- realizado em janeiro --, a viagem aos EUA para rever irmãs e sobrinhos teve que ser adiada. A alternativa cicloturística caiu então como uma luva.
O objetivo é gastar pouco e curtir ao máximo a natureza do local. Pedal "roots", usando a barraca e o couch-surfing quando possível, com a bike cheia de bagagem e uma boa câmera fotográfica nas mãos para registrar araras, tuiuiús, garças, capivaras, jacarés, emas tucanos e o que mais aparecer pela frente. (Uma onça-pintada, quem sabe?)
O itinerário prevê levar as magrelas de avião de Curitiba até Cuiabá. Chegaremos na noite do dia 18 de junho. Sairemos de lá na manhã seguinte e pedalaremos 130 km até Poconé, onde dormiremos. De lá, então, chegaremos à  Tranpantaneira ainda na manhã do dia seguinte. A estrada será percorrida em dois dias, até Porto Jofre. A ideia é voltar então a Poconé e seguir até Porto Cercado, onde fica o Hotel Sesc-Pantanal para uns dias de descanso e mordomia. De lá voltaremos para Cuiabá e pedalaremos mais 65 km até a Chapada dos Guimarães, para acampar mais alguns dias.
Serão ao todo serão dez dias de aventuras. Não vejo a hora de colocar a bike na estrada!

Um comentário: