sexta-feira, 15 de abril de 2011

Considerações iniciais

Nunca tive vontade de criar um blog. Nada contra o meio, mas o ponto que sempre pegou foi a mensagem. Assuntos e interesses sobre os quais escrever nunca me faltaram: jornalismo, política, cães, vinhos, canários, Fórmula-1. Afinal, ter um blog não é isso: escrever sobre algo que você gosta, entende e compartilhar informações e opiniões com os outros?  Mas para quem tem a escrita como ofício, eleger como hobbie manter um espaço como este pode parecer insensato já que, no fim das contas, isso pode tomar o escasso tempo livre que me sobra para ler um jornal, discutir política, passear com os cães, tomar um vinho ou assistir corridas.
Mas, justamente no momento em que começo a ganhar meus primeiros fios de cabelo branco -- alguns deles por conta do trabalho --, decidi aderir a blogosfera. O motivo: há cerca de um ano tomei a decisão de resgatar algo que fez parte de minha infância e início de adolescência...a bicicleta! Depois de alguns bons anos sem sentir o prazer do vento no rosto, troquei o sedentarismo militante pela locomoção sobre duas rodas.
Empolgado e com a ajuda de mais dois amigos ajudei a criar uma ong que tem como objetivo a implantação da bicicleta como modal de transporte em Curitiba através de um projeto de iniciativa popular. (Isso ainda vai gerar muitos posts. Se ficou interessado desde já, leia mais clicando aqui).
Também reparei que, ultimamente, quase 90% das minhas intervenções nas redes sociais estão relacionadas a pedaladas, bicicletadas, roteiros cicloturísticos e assuntos correlatos ao universo ciclístico. Mesmo no jornal onde trabalho, sempre que posso dou um jeitinho de colocar as bikes em pauta, escrevendo uma notinha aqui, sugerindo uma pauta ali. E geralmente rola e a repercussão é boa. Então, porque não criar um espaço para tratar das magrelas como "pessoa física"?
Pois bem, neste espaço pretendo exercer a partir de agora um pouco do meu jornalismo, escrevendo sobre a bicicleta. Afinal, bike é transporte, é política pública, é cultura, é esporte, é lazer. Além disso, também pretendo relatar um pouco das minhas "aventuras" nos deslocamentos urbanos do dia a dia, nas viagens cicloturísticas, nas rotas e trilhas de fins de semana e demais experiências sobre duas rodas.

Nos vemos pedalando por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário