segunda-feira, 13 de junho de 2011

Não somos apenas 5 mil, somos uma Revolução em curso

 Um dia após o lançamento do novo site, o movimento Voto Livre, atingiu a marca simbólica dos 5 mil votos de apoio ao projeto de iniciativa popular que pretende transformar a bicicleta em um modal de transporte em Curitiba. Parece pouco, diante do desafio de 65 mil apoios necessários para encaminhar a Lei da Bicicleta para a Câmara dos Vereadores; parece, mas não é. Nas eleições municipais de 2008, 10 dos 38 vereadores curitibanos foram eleitos com 5 mil votos ou menos. Isso representa 1/4 das cadeiras daquela Casa Legislativa, o que deixa claro o poder desse movimento da sociedade civil organizada. Esse capital político, invejável para qualquer vereador com pretensões de se reeleger, certamente ajudará a pautar as eleições municipais de 2012, trazendo a bicicleta para o centro das discussões sobre o futuro da nossa cidade. Ganha a democracia.  
O sucesso da empreitada, no entanto, depende da continuidade da mobilização dos eleitores curitibanos -- ciclistas ou não -- para reunir o número necessário de assinaturas e dar um exemplo para a classe política local, com o povo legislando em causa própria.
Além de transformar Curitiba em exemplo para o Brasil e o mundo, como a primeira cidade a votar em uma lei com o auxílio da internet, os 65 mil votos servirão para dar um choque de realidade nos vereadores, que hoje vivem em uma redoma, totalmente desconectados da realidade, alheios às necessidades dos cidadãos. Para se ter uma ideia, um terço das votações na Câmara neste ano foi relativo nomeação de ruas e logradouro públicos -- muitas das quais com nomes de tios, primos e avós dos próprios vereadores.
Você pode ajudar a transformar essa realidade votando e divulgando a iniciativa do Voto Livre para seus amigos nas redes sociais, no trabalho, clube ou sindicato.
Que fique bem claro: não somos apenas 5 mil. Quem ignorar a nossa, voz deixará de fazer parte de um fato social que vai revolucionar a história política de Curitiba. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário